História

História

Em 11 de janeiro de 1967, foi fundada a SOTER – Sociedade Técnica de Engenharia com o propósito inicial de prestação de serviços na área de instalações e montagens eletromecânicas, atuando principalmente direcionada ao setor público. Empresas como a AMPLA (antiga CERJ), a LIGHT e a PETROBRÁS foram, por muitos anos, seus principais clientes.

Em 1973 novos rumos foram traçados para a empresa: a SOTER diversificou suas atividades, passando a atuar também no campo da construção civil. Ainda que sem abandonar o setor elétrico – que mantém até hoje como uma de suas vertentes de atuação – passou a incorporar e a construir empreendimentos próprios e/ou em parceria com outras empresas. O primeiro prédio construído foi o Paul Ricard, na rua Waldir Cabral, 22, bairro Vital Brazil, tornando-se a pedra fundamental do novo ramo de atividade. Vieram outros, em ritmo cada vez mais acelerado, todos com alto padrão de qualidade. Nesse segmento a SOTER já entregou ao público mais de 5.000 unidades residenciais e comerciais.

A empresa que iniciou suas atividades com apenas seis funcionários, cresceu e consolidou sua imagem. A SOTER hoje tem orgulho de sua história e de tudo que soube construir durante esses anos, buscando sempre elevar a qualidade de vida de todos que contam com o seu trabalho. E é com o firme propósito de manter suas características de solidez e confiabilidade que a empresa procura estar sempre atualizada, seja com a absorção de novas tecnologias, seja com a preocupação em acompanhar as mudanças da cultura e dos valores da sociedade em que está inserida.

Clique nas décadas abaixo e conheça um pouco da nossa história:

1967 - Fundação da Sociedade Técnica de Engenharia Ltda., empresa de prestação de serviços de instalação de redes de alta e baixa tensão.

1969 - Com rápido crescimento, a SOTER se instala em sua primeira sede na rua José Clemente, no centro de Niterói e adquire seus dois primeiros caminhões guindastes.

1973 - Após cinco anos dedicados aos serviços de distribuição de energia e à construção e montagem de linhas de transmissão e subestações, a SOTER entra no ramo da construção civil, como empreiteira.

1974 - Inaugurada a ponte Presidente Costa e Silva, redefinindo o perfil de Niterói. Com a facilidade de acesso, a cidade se tornou excelente moradia para dezenas de milhares de pessoas que trabalhavam no Rio, o que acabaria colaborando para uma futura mudança de estratégia da SOTER.

1980 - Para conquistar maior independência em face dos imponderáveis externos, a SOTER iniciou-se na incorporação de imóveis de produção própria.

1982 - A SOTER entrega seu primeiro prédio, o empreendimento residencial Paul Ricard, na rua Waldir Cabral, 22, bairro Vital Brasil. Com área construída de 8.000m², dezoito pavimentos e quatro apartamentos por andar, foi a pedra fundamental do novo ramo de atividade.

1988 - Após 14 empreendimentos residenciais, a SOTER lança o seu primeiro empreendimento Comercial, alcançando o impressionante total de 95.000m² de área construída.

1991 - A SOTER entrega o Montparnasse, na rua Dr. Borman, 43, que se tornaria meses depois na sede da empresa.

1992 - No setor Elétrico, a SOTER continua a expandir com a reconquista de um cliente antigo e importante: a Light.

1996 - Ao entregar o Quartier de Camboinhas, sua 28ª obra, a SOTER alcança a impressionante marca de 200.000m² de área construída distribuídos em um total de mais de 1800 unidades.

1997 - A SOTER presencia um dos seus maiores sucessos de vendas. Em poucos dias, sem nenhuma propaganda, vendeu-se por completo as 127 unidades do prédio comercial Chicago, em Icaraí.

1999 - Acompanhando um movimento de expansão para a área oceânica, a SOTER que já havia lançado Ocean Houses e Quartier de Camboinhas alguns anos antes, faz o lançamento do Varandas de Camboinhas, composto de treze prédios de três andares, num total de 119 apartamentos de quatro quartos ao lado da praia.

2000 - A SOTER entrega o Palazzo Positano, seu 20º empreendimento somente no bairro Icaraí, marcando ainda mais sua presença no coração de Niterói.

2006 - A empresa, que iniciou suas atividades com apenas um caminhão e seis funcionários, conta em dezembro com cerca de 250 veículos e 1400 empregados.

2007 - A SOTER completa a importante marca de 40 anos de existência, sem nunca ter atrasado uma entrega de obra e mostrando-se mais uma vez como pioneira, ao liderar a expansão imobiliária para a região de Charitas.

2008 - A SOTER entrega três empreendimentos em Charitas: o Summertime Residencial, o Residências Porto Caribe e o St. Thomas.

2009 - A SOTER expande sua área de atuação, fundando a STX Serviços, empresa especializada no fornecimento de serviços terceirizados de mão-de-obra e em recrutamento e seleção.

2010 - Ao finalizar o Summertime em Búzios, seu primeiro empreendimento na Região dos Lagos, a SOTER atinge a marcar de 600.000m² de área total construída.

2011 - A SOTER lança um número recorde de sete empreendimentos totalizando 592 unidades e 52.492m² de área construída.